Você saber usar as técnicas de SEO?

Se você trabalha com produção de conteúdo para web já deve ter ouvido falar de SEO, também conhecido como Search Engine Optimization. Mas por que usar essas técnicas na construção do seu texto? O objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) páginas do seu website apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica das ferramentas de busca. Com tanto conteúdo circulando na rede, se destacar é mais do que necessário. E o melhor, você pode fazer muito para que isso aconteça.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através da confiança dos buscadores. Quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade. O trabalho precisa ser contínuo e sistemático para alcançar resultados.

Como usar

Entendido o objetivo do SEO, vamos partir para as dicas práticas. Aqui seguem algumas dicas básicas, que você pode aprimorar na Cartilha de Recomendações de SEO para Jornalistas Online de Barbara Zamberlan, da PUC-Rio Grande do Sul.

 - O Título

É um dos fatores mais importantes para o rankeamento. Ele deve ser um título único e ter ter no máximo 70 caracteres. Ao construir um título deve-se pensar como o usuário buscaria por esse post na internet e usar essas palavras no título.

- Descrição do post

A descrição tem a função de informar aos buscadores sobre o conteúdo da página. Ela é uma espécie de resumo do post que deve conter no máximo 250 caracteres e conter palavras-chave importantes sobre o seu texto.

- Imagens

É raro encontrar um post que tenha apenas texto. A maioria é complementada com imagens, vídeo e link, o que enriquece e muito o conteúdo. Mas o que pouca gente repara é na importância de nomear corretamente os arquivos de imagem.

Por exemplo: você baixa uma imagem que está nomeada como “457899”. Ou invés de fazer o upload do arquivo assim, nomeie de acordo com o assunto que você está tratando. Como por exemplo, “tecnicas-SEO”.

Outro fator importante em relação a imagem é alinha-la de forma estratégica no texto. Se texto e imagem se complementarem da forma correta, os sites de busca conseguem entender a lógica do seu conteúdo.

- O conteúdo

Para obter um bom ranking dentro dos buscadores é preciso ter um conteúdo qualificado, único e relevante. Um texto útil e atraente exerce maior influência no posicionamento. Escreva sobre o que as pessoas querem ler/saber.

Mas o que escrever?

Estar informado sobre os tópicos hypes, que todos estão comentando, é o primeiro passo. Para encontrar esses tópicos você pode recorrer sites de notícias, Google Reader + RSS,  Redes Socias – Twitter, Facebook e etc e a boa e velha televisão. Criar conteúdo focado em nichos também é uma boa estratégia. Conhecendo as características do seu público alvo fica mais fácil buscar assuntos e novidades que possam interessa-lo.

Palavras chave ou keywords

As palavras chaves devem estar em locais estratégicos como no título do post e no texto. A cartilha de Barbara Zamberlan menciona um checklist muito bom para você não errar a mão e negritar o seu texto inteiro com palavras “importantes”.

Check-list:

1. Menciono a palavra alvo no conteúdo?

2. Em quantidade razoável?

3. Os usuários ficam satisfeitos com a quantidade de ocorrências?

4. Utilizo variações parciais?

5. Utilizo sinônimos?

Alguns sites ajudam a encontrar palavras muito procuradas e podem ser úteis na hora de montar seu planejamento de pautas. São eles: Google Trends, Google Suggest, Adwords e Insights for Search.