Você sabe o que é coworking?

Coworking é um termo inglês que designa um novo modelo de trabalho cujo objetivo é promover a troca de conhecimentos de uma ou várias áreas. E num mesmo escritório compartilhado. São trabalhadores autônomos, freelancers, independentes, que buscam um lugar para realizar suas atividades, rocar ideias, fazer networking entre si.

O profissional paga um valor, calculado por hora, para utilizar o espaço de trabalho. Aluguel, luz, água, internet, telefonia, manutenção do espaço e outras taxas ficam por conta do proprietário da instalação. No escritório compartilhado, o profissional tem à sua disposição sala de reunião, área de trabalho, telefone, que pode ser dividido em alguns casos, internet e até cafezinho. É ideal para os que viajam muito e não gostam de ficar trabalhando sozinhos em hotéis, cafés, e similares.

O coworking surgiu nos Estados Unidos, em 2005, e chegou ao Brasil em 2008. Existem mais de uma centena de escritórios desses no Brasil atualmente. Um espaço de coworking fornece mais do que salas onde os coworkers, os trabalhadores, podem sentar em uma mesa compartilhada e realizar seus projetos.

A ideia do coworking é fazer as pessoas se encontrarem no mundo offline para se conhecerem, interagirem, fazerem parcerias e até amizades. São muitos os profissionais que lucram com esse sistema de trabalho. Além disso, os clientes, não precisam se preocupar com as questões burocráticas e corporativas. O fato de não haver baias nem divisórias estimula os encontros aleatórios e as conversas espontâneas. Isso faz com que novos projetos surjam. Pessoas mais retraídas podem se comunicar mais facilmente, usando o clima de colaboração do lugar.

É muito comum encontrar nos espaços compartilhados profissionais em total clima de descontração trocando ideias e contatos O custo-benefício e a possibilidade de fazer negócios são pontos positivos.