Use Pinterest para promover seu negócio

Em novembro do ano passado, o Pinterest lançou a página de negócios, que permite que as empresas o usem comercialmente. Com essa medida, tornou-se possível promover produtos, gerar vendas e leads, tudo sem quaisquer preocupações. Mas e você, já pensou em utilizar essa rede social para divulgar seu negócio?

O Pinterest pode ser um importante aliado na hora de vender produtos ou serviços, basta saber usá-la. Por isso, decidimos separar algumas dicas sobre como você pode tirar proveito desta plataforma e utilizá-lo comercialmente para promover seu negócio.

# 1: Aproveite feriados para fazer promoções

Feriados e datas comemorativas como Natal, Halloween, Dia das Mães ou qualquer outro que tenha um significado para o seu público, são sempre ótimos momentos para divulgar produtos que se encaixam na ocasião. Isso em qualquer rede social, e no Pinterest não poderia ser diferente. Mostre que você tem o que os seus clientes precisam para comemorar.

Aproveite para dar dicas de como os usuários podem usar o produto que você está oferecendo durante este feriado. O ideal é que, ao apresentar seus produtos no Pinterest, o possível cliente seja direcionado para o seu site ou para outro lugar em que possa fazer a compra. Se preferir, o preço também pode ser adicionado.

# 2: Crie grupo de produtos em torno de um tema

Outra maneira criativa de usar o Pinterest da marca é promover os seus produtos através de um tema. Os temas podem ser trabalhados em torno de cores, designs, materiais, marcas, ingredientes, locais… O que vale é a criatividade. Depois de escolher um tema, crie boards (ou painéis, em português) de acordo com as categorias. Apenas certifique-se de escolher um título sob o qual você possa agrupar vários produtos. E não hesite em experimentar com diferentes métodos e temas. Se não funcionar, você sempre pode apagar os boards e pins e criar novos.

Esta é uma forma criativa de vender o seu negócio, porque segmenta os produtos e permite que as pessoas os encontrem de acordo com as suas preferências. Isso pode ajudar a gerar tráfego e aumentar as vendas.

# 3: Destaque seus produtos mais populares

As pessoas gostam de produtos populares. Quando sabem que determinado item está vendendo bem e que todo mundo está comprando, vão atrás para que não fiquem de fora. Por isso pode ser interessante que você faça boards com uma espécie de bestsellers do que você oferece. Nesse espaço, você pode, por exemplo, mostrar famosos que também usam/consomem determinado produto.

Lembre-se de atualizar o board regularmente, para que não pareça que seus produtos mais populares estão passados. Remova SEMPRE produtos que não estão mais disponíveis e substitua-os por novos itens.

# 4: Saiba se relacionar

Não tenha apenas boards de vendas. Interaja com seu público, repine conteúdo e ofereça dicas que não pareçam querer algo em troca. Isso faz com que você consiga se aproximar do seu cliente. Construa uma audiência e, só depois de ganhar seguidores, comece a promover seus produtos.

Lembre-se de pinar seus produtos apenas uma vez, porque se você faz isso várias, cansa seus seguidores e sua página acaba parecendo desatualizada, sem novidades. O Pinterest pode ser integrado com Facebook e Twitter, portanto, se seu público realmente gostar do seu conteúdo, irá compartilhar em outras redes, aumentando ainda mais a sua audiência.

Não esqueça que o Pinterest é uma rede social essencialmente de imagens. Jamais publique fotos com qualidade ruim. Dê sempre atenção a forma como a sua marca vai se apresentar aos possíveis clientes e mantenha o visual perfeito.

Como você pode ver, existem várias maneiras para você promover seu negócio no Pinterest. Agora, uma última dica mas não menos valiosa: mantenha-se sempre informado em como outras empresas do mesmo nicho da sua estão usando suas páginas na rede social e descubra, através de bons cases, o que o seu público pode gostar mais.

Já usa o Pinterest para divulgar seu negócio? O que funcionou para você? Deixe seu comentário! Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

;)