Twitter seleciona os 10 tweets mais poderosos de 2010

Dezembro é o mês do balanço final nas empresas, marcas e organizações, além de saber se o financeiro foi bem e como andam as coisas com o seu público, as redes sociais foram mais longe e aproveitaram o período para entender o que o seu usuário anda falando. Dessa forma, Twitter e  Facebook lançaram listas com os assuntos mais falados durante 2010, entretanto, além disso, o Twitter foi mais longe ainda e descobriu quais foram os tuítes mais poderosos, ou comentados nesses 365 dias.

“@usairforce encontre uma maneira de deixar os aviões dos Médicos Sem Fronteiras pousarem no Haiti”, esse foi o tuite mais poderoso, segundo o próprio Twitter. Ele foi postado no dia 17 de janeiro, poucos dias depois do terremoto no Haiti, em um dia no qual o s Médicos Sem Fronteiras havia embarcado com uma equipe de socorristas, que não conseguia chegar ao local por conta do controle dos Estados Unidos sobre o tráfego aéreo. A jornalista Ann Curry, resolveu então fazer a sua parte divulgando o seu pensamento no microblog.

Em segundo lugar, o tuíte da @whitehouse respondendo ao tuite do presidente da Rússia, dando boas vindas à nova ferramenta de comunicação. A lista traz ainda tweets de uma jovem que pediu ajuda pelo Twitter e foi resgatada após sofrer um acidente, uma mensagem de um perfil que parodiava a empresa BP durante o vazamento de petróleo no Golfo do México e um post em que o presidente do Equador Rafael Correa declarou estado de exceção.

Estes e outros tuítes famosos entram para a lista de postagens que valorizam os acontecimentos do mundo e não a troca de conversas pelo Twitter. Algumas pessoas enxergam nas redes sociais uma oportunidade de transformar o mundo em um lugar melhor. Aproveite o final do ano e entre no mesmo espírito, quem sabe ano que vem não é a sua mensagem que aparece por aqui.