Twitter SAC é vantajoso para quais empresas?

As redes sociais possuem um incrível efeito de buzz, ou boca a boca, que pode ser muito positivo para as marcas, sendo elas pequenas, medias ou grandes, possibilitando que o consumidor conheça seu trabalho por meio da opinião de outro cliente. O que acontece, entretanto, é que o buzz também pode ser negativo, se a empresa for criticada por sua qualidade ou atendimento, por exemplo. Percebendo isso, um grande número de marcas começam a investir em SACs ou Serviços de Atendimento ao Consumidor que funcionam nas próprias redes sociais e canais de comunicação na Web.

As empresas devem se atentar para responder os seus clientes quase instantaneamente, seja o comentário positivo ou negativo. Essa ação é a base de uma relacionamento com o consumidor, que espera ser ouvido e ter seu problema resolvido. Em alguns casos o próprio perfil das empresas em canais como o Twitter é usado para responder aos clientes, ao mesmo tempo que enviam informações e conteúdo para toda a Web.

Indo mais longe, outras marcas desenvolvem um perfil especifico para responder aos consumidores, como SACs online. Dessa forma, o conteúdo feito pela empresa não fica obstruído por mensagens direcionadas a um ou mais clientes, tornando a página mais limpa e interessante.

Ambas as formas de resposta tem pontos a favor e pontos de crítica, cada empresa deve pensar na sua postura perente o publico e escolher a melhor forma de agir, entretanto o que não pode acontecer é deixar um cliente sem resposta, muito menos deixar uma crítica se transformar em um buzz. A maior parte dos clientes perguntam pelo perfil principal da marca, então se a empresa tem um perfil SAC o ideal é que o cliente não precise repetir a pergunta, mas a empresa pode responder pelo perfil SAC. Se a interação for ter apenas um Twitter as coisas ficam mais fáceis, com a vantagem de proporcionar uma visão geral de todos os consumidores da resposta.

Saber se apresentar ao público nem sempre é simples para todas as pessoas, dessa forma, profissionais especializados podem indicar a melhor forma de contato de acordo com a filosofia da empresa e da rede, respeitando sempre o direito de opinião das pessoas.