Twitter anuncia lançamento de ferramenta de análise do público

twitter lança ferramenta de análise

Ontem começaram a circular na internet detalhes sobre a remodelagem do twitter, que deve ocorrer a partir de amanhã. O microblog deve oferecer páginas personalizadas para as empresas, o que possibilitará às marcas abrirem novos recursos e formas de interação junto ao público. Agora, além dessa novidade, o site deve trazer ainda ferramentas analíticas, que vão ajudar a colher dados mais precisos da audiência. A novidade foi citada pela gerente do setor de notícias e jornalismo do twitter, Erica Anderson, durante entrevista em um evento na Universidade  de Columbia.

O que pode se esperar destas funções é que portais de notícias e entretenimento terão a chance de mapear o alcance dos tweets de forma mais precisa. O recurso fará medições do público e tráfego de dados, como já acontece com outros serviços. No entanto, o twitter deve analisar trechos de diversos posts para assim gerar um resultado mais concreto.

O site espera que desta forma será possível prever o comportamento dos usuários e o que eles tem buscado dentro do twitter. Apesar do anúncio, ainda não uma data prevista para lançar o sistema de análise. Neste link você pode ver a entrevista completa com a executiva da rede social. O vídeo está em inglês.