Tout: a rede social que permite compartilhar vídeos de até 15 segundos

É fã do Instagram? Então vai curtir a novidade: um aplicativo móvel em que é possível postar, compartilhar e assistir vídeos de até 15 segundos. Esse é o Tout, que assim como o Twitter, permite criar hashtags populares e tem um sistema de seguidores e seguidos semelhante. 

A lógica é simples: os usuários da rede podem gravar e postar vídeos curtos (os “Touts“). O vídeo pode ser compartilhado com os contatos no Tout e também em outras redes pré-definidas pelo usuário como Facebook, Twitter, Pinterest, SMS e e-mailHá ainda a opção de incorporar o Tout a blogs ou sites. No menu principal, é possível ver os vídeos em destaque, o  perfil do usuário e acessar a câmera. O controle de privacidade  pode ser feito através da marcação de Touts como públicos ou privados.

Depois de criar um perfil, também é possível “Tout it” direto de um computador com webcam. Caso esteja na rua, o usuário pode atualizar seu status em tempo real através de aparelhos com Android ou iOS.

A rede social que mescla vídeo e microblog já começa a ser tendência nos Estados Unidos. O app virou notícia quando Shaquille O’Neal, gigante do basquete, anunciou sua aposentadoria em um vídeo de 15 segundos.

Ainda no primeiro semestre de 2012, a ferramenta teve 12 milhões de visitantes e mais de 75 milhões de “Touts” foram publicados, vistos e compartilhados pelos usuários. Aqui no Brasil, a Imaginarium já utilizou a rede para realizar promoção. Mas, será que por aqui essa moda pega?