Social Commerce

comercio-social

O Social Commerce é uma das principais tendências em mídias sociais em 2011. E para quem não sabe o que é isso, nenhuma explicação é mais simples que esta: Social Commerce =  Social Media + E-Commerce. Ou seja, imagine-se comprando algo em uma página de determinada marca no Facebook, por exemplo.

E o que torna esta experiência tão interessante é a possibilidade dos usuários produzirem conteúdo, emitirem opiniões, compartilharem impressões sobre marcas e produtos. Ou seja, interagirem.

E para quem acha que a questão social no comércio é algo decorrente das mídias sociais, engana-se. O boca-a-boca, as recomendações e a influência de terceiros no momento da compra existem desde sempre. A diferença é que agora estas decisões de compra são feitas no ambiente digital – Twitter, Facebook, Orkut, Fóruns – e não apenas com amigos, colegas de trabalho e família, como antes.

Principais características do Social Commerce:

1) Compra Social (compras online em conjunto para usar o poder de compra coletiva e obter a melhor negociação)

2) Classificações e Comentários

3) Recomendações e Referências

4) Fóruns e Comunidades (compartilhamento de fotos, vídeos, FAQ e usuários oferecendo suporte e resolução de problemas)

5) SMO -Social Media Optimization (Atração de visitantes a partir das mídias sociais através da publicação de notícias no Twitter, Facebook, blogs e outras plataformas)

6) Anúncios Sociais & Aplicativos (Publicação de anúncios nos espaços de propaganda específicos em plataformas de mídias sociais e disponibilização de aplicativos online)