14.06.2012

Social Commerce ganha destaque no Brasil

Publicado por Talitha Evely na categoria Estudos, Mídia Social, Redes sociais

Imagine você na comodidade de sua casa, acessando as redes sociais e, de repente, visualiza o anúncio de um produto que estava precisando. Com apenas alguns clicks, você efetiva sua compra, sem precisar visitar o site da loja. É o social commerce ganhando destaque e facilitando a vida dos conhecidos consumidores digitais. Um estudo do banco Barclays, realizado no Reino Unido, prevê que em 2021 cerca de 41% dos consumidores serão influenciados pelas redes sociais, ou deverão usá-las para realizar compras.

A pesquisa Observador 2012, realizado pela Cetelem, empresa do grupo francês BNP Paribas, indica que 53% dos 1,5 mil consumidores brasileiros entrevistados preferem comprar produtos por meio da página pessoal de rede social favorita sem precisar ir à loja.  O levantamento mostra também que 61% dos consumidores representantes das classes AB apostam na ascensão do social commerce, enquanto 55% da classe C, e 42% das classes D e E afirmam o mesmo.

O CEO do Edge Group no Brasil, Souvenir Zalla, acredita que o uso das redes sociais como canal de vendas direta de produtos e serviços é uma forte tendência. Segundo ele, daqui três anos o e-commerce como conhecemos, acessado por meio de portais web, deverá registrar queda em função dos smartphones e tablets. “A mobilidade popularizou-se junto com a mídias sociais. O boca a boca das redes sociais, por sua vez, aumentou as vendas online”, comenta.

Zalla acredita que o “velho portal varejista” terá espaço, mas as mídias sociais serão a bola da vez. Elas ganharão links patrocinados para ambientes específicos e customizados, ou micro lojas de uma só categoria já prontos para efetuar pagamento, na própria fan page da marca. Tudo isso indica uma revolução no comportamento de compra do consumidor e um desafio para a área de TI, que deverá se especializar cada vez mais em softwares seguros e que suportem esse tipo de compra.

Dúvidas sobre o que é social commerce? A imagem abaixo explica um pouco sobre a prática

                                                                                        (Via Uol)


0 Comente!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>