SMO – A ferramenta de Marketing nas redes sociais

Você já ouviu falar em Social Media Optimization, mais conhecido por sua abreviatura, SMO ? Se não, esse post é um excelente espaço para começar a entender e um empurrão para a busca de mais conhecimento sobre o assunto. Se sim, está na hora de entender mais a fundo suas funções e objetivos.

O termo SMO foi criado por Rohit Barghava que explicou em 2006 a origem do conceito e as cinco regras básicas para definir uma estratégia de marketing adequada  e destinada às redes sociais. Segundo ele, o SMO, é a função de implementar mudanças para otimizar um site, de tal maneira que o torne mais atrativo e que gere links de entrada, para ter mais visibilidade nas redes sociais e atrair as referências desde blogs, podcasts, entre outras ferramentas.

O SMO dá o poder a empresa de participar de forma ativa na internet, aumentando seu conhecimento sobre o público o que ele pensa e fala sobre a marca. Dessa forma, a empresa evita ou diminui a possibilidade de uma crítica manchar a imagem da empresa por conta de um comentário de um usuário. Não que eles vão deixar de falar, mas serão respondidos de forma que mudem de posição ou aceitem o posicionamento e as desculpas da empresa.

social media optmization

Como você pode imaginar, a SMO é eficaz quando utilizado de forma positiva. A criação de conteúdos legítimos, a construção de relacionamentos e a geração de influência em sua comunidade são etapas fundamentais para uma ação de SMO.

É importante entender que a apresentação de conteúdo seja adequado a comunidade e o desenvolvimento de estratégia é imprescindível para o sucesso. O que o empresário pode ter certeza é que essa ferramenta funciona se for feito de acordo com os critérios adequados.