Skype apresenta novidades com design renovado

Primeiro foi o “Snapgram”, e agora lá vem o Skype querendo arrumar um prefixo? É isso mesmo Microsoft? O software da empresa terceira colocada no ranking de marcas mais valiosas do mundo, abriu o mês de junho com mudanças acompanhando as tendências de aplicações no design, interface e recursos.

Desde os primórdios dos anos 2000, o Skype seguia com aquela essência circular/molecular azul, um incômodo para quem acompanha as inovações do design e viu tantas alternativas surgirem. E agora não vai ter mais dúvidas, se alguém se perguntava se ele era uma rede social, a seção “Highlights” é álibi. Lá, o usuário pode publicar uma fotografia ou vídeo como história, que ficará disponível durante uma semana para seus contatos (alô, alô Snapchat/Instagram/Facebook). A última versão do serviço faz com que toda a experiência se sinta muito mais social.

Além disso, o visual do chat foi completamente renovado. Em um estética que anda de mãos dadas com o Messenger, agora você pode escolher um cor para as mensagens, e usar GIFs, adesivos e os “mojis” – semelhante aos emojis – como reações. A chamada de vídeo e áudio continuam com o compartilhamento de fotos e vídeos.

Segundo a Microsoft, “esse é apenas o começo”. Também estão trabalhos: jogos baseados em turnos em bate-papos (isso mesmo, tipo aquele do basquete no Messenger), novos vínculos com Cortana e outros recursos “inteligentes” que aproveitam a nova câmera no aplicativo do Skype.

No pé do WhatsApp, Messenger, Instagram e Snapchat, a nova versão do sistema é já chega para Android neste mês e em segunda no iOS. Windows e Mac devem receber a atualização em breve.