Retrospectiva: o que 2011 representou para as redes sociais?

retrospectiva 2011

Faltam pouquíssimos dias para darmos adeus a 2011. E quando um ano acaba, é hora de olhar pra trás, fazer um balanço dos acontecimentos e mudanças e se preparar para o que vem por aí! Não seria diferente no nosso universo das redes sociais: para relembrar o que este ano significou para elas e refletir sobre os principais eventos que marcaram o setor, hoje trazemos as palavras do Big Boss da i9 Social Media, Vinícius Mont Serrat!

Estes 12 meses podem ser resumidos na palavra aprimoramento! Vinícius explica que 2011 foi um ano de menos criações e mais especialização, mesmo registrando o lançamento da Google+:  “O ano foi marcado pelas melhorias do uso das redes sociais e pelas atualizações nas ferramentas dos sites. O Facebook trouxe uma série de reformulações, estreando a nova timeline e temos ainda o novo twitter.” As melhorias se estenderam ainda ao uso profissional: as empresas estão mais conscientes sobre a necessidade de se encontrar uma linguagem adequada e próxima ao seu público.

Para que possamos compreender um pouco mais o que 2011 representou, ele estabelece um comparativo com a evolução das redes sociais nos últimos anos: “Nós passamos por um primeiro momento em que as marcas rejeitaram as redes sociais. Depois, chegou a hora da aceitação: elas já compreendiam que precisavam estar presentes na web, mas ainda não sabiam ao certo como fazer. Agora, em 2011, vivemos o tempo dos acertos: elas começaram a optar pelas formas corretas de usar estas plataformas de comunicação”.

Nosso expert das redes sociais fez ainda uma análise sobre a concorrência no meio: “Em 2011, os acontecimentos giraram em torno de comparações com o Facebook. Questiona-se se o ele vai acabar com o Orkut ou com o Twitter, por exemplo. Além disso, a  Google+ ainda evolui lentamente. Mas, na realidade, este é um momento de direcionamento das redes sociais: cada uma tem seu público específico e tem buscado investir em melhorias que acompanhem estes usuários”.

Depois dessa viagem pelos últimos 12 meses, já começamos a nos questionar sobre o que vem por aí. Se 2011 foi o ano do aperfeiçoamento, o que 2012 trará de bagagem para este universo online? Este já é assunto para um próximo post!