Qual o seu nível de felicidade no Twitter?

Quando você está feliz gosta de conversar com alguém infeliz? Bom, segundo alguns estudos a resposta para tal pergunta é NÃO. Pessoas que estão felizes preferem se relacionar com pessoas que são ou estão felizes, o mesmo acontece com as pessoas infelizes, elas preferem manter contato com pessoas menos felizes, assim como elas. E os relacionamentos no Twitter? Você acha que a mesma dinâmica acontece nas redes sociais?

Segundo os resultados de uma recente pesquisa que tratava dessa tema, a realidade de “semelhante atrai semelhante” é a mesma no Twitter. O psicólogo Johan Bollen, da Universidade de Indiana, rastreou 102 mil usuários do Twitter por cerca de seis meses e para chegar a essa conclusão analisou termos e referências usadas pelos usuários.  A análise permitiu avaliar o “bem-estar subjetivo” dos perfis analisados.

O resultado então permitiu que a conclusão fosse: pessoas que apresentavam um alto nível de bem estar costumavam se relacionar com outras pessoas com o mesmo nível de felicidade, dessa forma, o contrário também se confirma no Twitter, pessoas que apresentavam um nível de felicidade mais baixo se relacionam com seus semelhantes “tristonhos”.

Mesmo com esses resultados os pesquisadores afirmam que ainda não é possível afirmar o porque dessa conexão, entretanto Bollen sugere o motivo da ligação, sendo elas que as emoções expressas, mesmo em curtas mensagem, tenham uma qualidade contagiante, aumentando ou diminuindo o nível de felicidade das pessoas. E você se relaciona com quem?

Fonte: Revista Galileu