Qual a diferença entre Mídia Social e Rede Social?

Muitos costumam confundir os termos, outros acreditam que as duas coisas na verdade é a mesma coisa. Será mesmo que Mídia Socia e Rede Social são, na verdade, a mesma coisa? É o que vamos ver agora. Acompanhe o nosso raciocínio.

Vejamos a definição de cada um dos termos, segundo Rodrigo Gabriel Piris:

Rede social: é uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou meio (ou mídia). É um grupo de pessoas que compartilham um único interesse (Pode ser um produto, gosto, famoso, amigo e outros). É interessante ver nesta perspectiva porque nós podemos fazer um marketing para uma rede social, algo mais amplo. Um exemplo? Tocadores de Guitarra. Então indiferente do meio, mídia ou estrutura nós criaríamos um plano sobre como alcançar tal comunidade para vender nossos produtos, serviços ou idéias.

Mídia Socia: Mídia, do Latim, Meio. Juntando as duas palavras daria Meio Social, isto é, um meio onde uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar. Vamos pegar o nosso exemplo “Tocadores de Guitarra” e sondar os meios que eles usam para se comunicar… Facebook? Orkut? Celulares? Last.Fm? Twitter? Ning? Bem, tudo isto neste conceito são Mídias Sociais.

Podemos concluir assim que Mídia Social e Rede Social são coisas distintas, mas que pertencem ao mesmo universo. A Rede Social sendo a comunidade que compartilha de um interesse em comum e a Mídia Social sendo o meio onde este grupo se reúne.

Com estes conceitos muito bem definidos, você já pode identificar em quais meios a rede social de maior interesse pela sua marca está e atacá-la, de forma estratégica e inteligente.

Imagem por koldwyn