Profissionalize suas redes sociais

Interação e contato, essas são as duas palavras mais usadas na hora de definir as estratégias que devem ser usadas no posicionamento de empresas nas mídia sociais.  Mas como conseguir desenvolver um plano que atenda a essas duas exigências do mercado em questão?

As estratégias de SMO são muito comentadas para fazer com que a marca apareça mais para o público, mas ainda não atinge exatamente o que, interação e contato, querem dizer.  Assim como para as mídias tradicionais, alguns pontos são fundamentais para a escolha do posicionamento correto.

Antes de mais nada é preciso entender o seu público, saber aonde eles está na internet e fora dela, o que ele gosta e quer. Após a resposta para essas perguntas, é preciso definir o que você vai falar para ele  e como vai se envolver com o seu público; quais os canais de comunicação e qual o seu comportamento neles.

Outra questão importante mas que muita gente ainda não pensa,  é em quem vai fazer esse contato e representar a sua marca nas redes sociais. Por mais que essas ferramentas sejam gratuitas, pensar em todas as questões que envolvem o posicionamento de uma empresa , não sai de graça. A responsabilidade deve estar nas mãos de pessoas preparadas e capacitadas, senão todo o saldo positivo pode se tornar negativo. Estar nas redes sociais por estar também é bobagem e não dá certo, é preciso um motivo para atuar nelas.

E por último, mas não menos importante, medir resultados é fundamental para entender qual o impacto da rede no desenvolvimento da empresa e da marca, além de apontar os pontos fortes e fracos, fortalecendo o ciclo de posicionamento.