Presença on-line: no local certo, na hora certa!

Com a expansão da tecnologia móvel e das redes sociais on-line, estar conectado se torna uma preocupação e necessidade para as empresas. No entanto, muitas delas tropeçam ao se inserir no universo digital, acreditando que apenas estar presente e atuante é suficiente para atrair seus clientes e compradores e gerar interesse na web. Mas não é bem assim!

Saber exatamente o que você quer fazer, onde e como fazer é o ponto chave para acertar o gosto do seu público on-line. Para que isso aconteça, é necessário analisar a postura que será utilizada dentro das redes sociais. Saiba quais os comportamentos nas mídias sociais que não vão trazer clientes para o seu negócio e podem fazer com que a sua inserção neste mundo conectado fracasse:

1- Não adianta você criar uma página no Facebook, um blog ou um perfil no twitter se não existir a consciência de que a internet é apenas o contexto em que sua marca se insere e não a própria marca.

2- É necessário compreender a diferença entre empurrar para os usuários um conteúdo sem conexão e fazer com que essas pessoas o busquem por vontade própria. Não adianta empurrar sua mensagem sobre os usuários, mas sim fazer que seja interessante para eles.

3- Você deve entrar nas redes sociais preparado para as conseqüências que essa exposição pode trazer. Se ainda não se sente preparado para lidar com os problemas em tempo real, isso vai te prejudicar.

4- Planejamento e estrutura são necessários: não adianta estar em todo lugar, mas sim analisar seus resultados e saber o que deve continuar e o que deve ser modificado e, assim, saber onde você DEVE estar.

5- Não queira fazer redes sociais de acordo com o que você achar melhor – preocupe-se em saber o que seus clientes querem, buscam e gostam e esteja de acordo com estas idéias.

6- Bloquear o que as pessoas falam ou tentar modificar o que pensam não é o caminho correto. Tente estar atento e analisar suas práticas para que faça mudanças apropriadas.

7- Não adianta você querer apenas interagir com seus clientes, quando eles esperam de você atitudes maiores e grandes transformações.

8- Não escutar o feedback do público é um dos erros mais graves. Analisar e monitorar o que dizem sobre sua marca nas redes sociais para melhorar e aprender é extremamente importante.

Construir sua imagem on-line e saber onde estão os seus clientes, o que eles compartilham e quais seus interesses são os passos primordiais para estar conectado. A sua reputação depende sim de que você apareça e esteja ativo, mas o principal é compreender a necessidade desta  presença e oferecer um conteúdo de qualidade.