Os quatro graus de separação do Facebook

Com as redes sociais em expansão, já temos total conhecimento de que estamos cada vez mais próximos uns dos outros. Em qualquer lugar do mundo que você esteja, é possível se comunicar com qualquer outro habitante, basta apenas ter um perfil em um desses sites. Tudo o que postamos e compartilhamos nestas plataformas estão propensos a tomarem grandes proporções e alcançarem longas distâncias. E um estudo vem provar que o que já sabemos é muito mais que uma suposição: estamos mesmo, mais próximos. Pelo menos virtualmente.

Todo mundo já deve ter ouvido falar uma vez na vida na teoria dos seis graus de separação. A tese defende que duas pessoas desconhecidas no mundo, em qualquer lugar, estão a uma distância de seis conhecidos. Ou seja, acredita-se que para conhecer qualquer outra pessoa no mundo, você teria que passar por seis outros contatos, que formariam a ponte entre vocês.

Agora, uma pesquisada realizada pelo Facebook em parceria com a Universidade de Milão aponta que esta distância caiu: o número médio de pessoas que separam duas outras é de 4,74. O resultado foi divulgado no blog oficial da rede social. Segundo as estatísticas, 92% dos usuários estão separados por apenas quatro conhecidos e 99,6% por cinco. Vale lembrar que o facebook atualmente possui 800 milhões de usuários registrados, o que corresponde a mais de 10% da população mundial. Isso justifica a redução na distância entre os indivíduos.