O sucesso do seu blog depende do seu conteúdo

O trabalho em um blog que há alguns anos era tratado como  brincadeira, hoje se tornou profissão, e escrever passou a ser visto como um trabalho de extrema responsabilidade. Dessa forma, em um mundo cheio de informações ser blogueiro pode ser uma excelente oportunidade de crescimento profissional e aprendizagem. Entretanto, para se tornar relevante na Web é preciso estudo, ética e credibilidade.

Começar um blog é de graça, existem diversos sites que ajudam a montá-lo em alguns minutos, entretanto, manter um blog, com informações periódicas e com conteúdo interessante, que agregue valor aos leitores e assim os mantenha fiéis não é tarefa fácil.

Tanto para blogs pessoais como para corporativos, o primeiro fator de relevância é passar informações novas para os leitores, isso não quer dizer que a cada post uma tese deve ser elaborada, entretanto, um profissional que copia e cola de outros profissionais logo será trocado pelos leitores, além do que, se o blogueiro passa a se apropriar dos textos sem fazer referência ao autor original, poderá sofrer processos judiciais. Escrever o que está na sua cabeça, baseado em exemplos e argumentos pode transformar um blog em referência para outros textos e para estudos.

Saber a filosofia do blog, o que ele quer passar e para qual público está falando, é de extrema importância para o seu sucesso. Quando tratamos de blogs corporativos, por exemplo, o público é fundamental para o que e como se vai se escrever, sendo ele interno ou externo, para seus funcionários ou clientes.  Entretanto, mesmo com públicos diferentes, a empresa deve ter em mente que se procurada na Internet, qualquer pessoa pode encontrar o blog, sendo ele para público externo ou interno.

O blog também pode ser um meio de convergência para as demais redes sociais. Ele por si só já atrai visitantes para a página da sua empresa, entretanto, os benefícios que as mídias como o Twitter, Facebook e Youtube agregam ao valor a marca, aumentam o relacionamento com o publico além de possibilitar o aumento do tráfego no blog.  Os conteúdos das redes sociais vêem somar e complementar o conteúdo do blog.

Mesmo que a intenção não seja se tornar um blogueiro profissional, seguir essas e outras políticas de comportamento e conteúdo é importante para quem pretende ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve em seu espaço. É preciso lembrar que atualmente as empresas procuram informações sobre os seus futuros funcionários na Internet, em blogs e nas demais redes sociais.