O que o Brasil (e o mundo) pesquisou em 2012?

Como de costume, o Google liberou hoje o Zeitgeist de 2012, um resumo do que foi mais procurado no buscador durante este ano no mundo inteiro. De acordo com a empresa, foram feitas mais de 1,2 trilhão de pesquisas em 146 idiomas diferentes. A ideia é que as listas (ao todo, 838) sirvam como representação do “espírito da época”.

Entre os internautas brasileiros, o prêmio de primeiro colocado do ano de 2012 foi o preguiçoso “Face”, uma abreviação para Facebook. Gangnam Style, vídeo do sul-coreano Psy que se tornou o clipe mais visualizado do mundo no Youtube, foi o termo mais procurado por brasileiros no quesito música, seguido de Camaro Amarelo e Someone Like You.

Nos programas de TV, obviamente, foi o BBB12 quem liderou a lista (o termo ainda aparece como 10° colocado em pesquisas gerais no mundo). Avenida Brasil e Fina Estampa completam as três primeiras posições, nessa ordem, dos programas. No ranking geral, estes mesmos programas estão entre os 10 assuntos mais procurados em 2012. Nos times esportivos, o Flamengo apareceu na frente, seguido de Corinthians e Palmeiras. E em imagens, foi Amor quem ficou o topo da lista.

Ranking dos termos mais pesquisados no Brasil:

Face

BBB12

Ask

Avenida Brasil

Zerg Rush

Eleições 2012

Transformice

Enem 2010

TRE

Fina Estampa

No mundo

Liderando a lista de termos mais pesquisados no mundo está o nome de Whitney Houston, cantora americana que faleceu em fevereiro desse ano. Em segundo e terceiro lugar estão Gangnam Style e Hurricane Sandy, tempestade que atingiu os EUA, causando grande destruição.

Na busca de imagens, o grupo One Direction se manteve a frente, seguido da cantora Selena Gomes e do iPhone 5. Nos filmes mais buscados, The Hunger Games, Skyfall e Prometheus ficaram no top 3.

Ranking dos  termos mais pesquisados no mundo:

1. Whitney Houston

2. Gangnam Style

3. Hurricane Sandy

4. iPad 3

5. Diablo 3

6. Kate Middleton

7. Olympics 2012

8. Amanda Todd

9. Michael Clarke Duncan

10. BBB12

 

No site do Zeitgeist 2012 também é possível encontrar um mapa interativo que mostra onde e quando os termos mais populares apareceram ao redor do mundo. Há ainda como acompanhar os rankings por cada país e por diversos segmentos, entre eles: eventos, imagens, pessoas, filmes, programas de TV, músicas, bancos.

Além do site do Zeitgeist, o Google fez um vídeo com um tour mundial dos termos mais buscados: