O país das redes sociais

O Brasil possui 21,4 milhões de internautas residenciais ativos presentes em algum tipo de rede social. Tal dado é junho de 2009, mas creio que é de relevância para o nosso blog ser divulgado, principalmente pela riqueza dos dados expostos na pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online. Segundo os dados divulgados, houve um crescimento de 16,2% de internautas residenciais ativos em relação ao ano passado, indicando que durante esse período o nosso país ganhou cerca de 3 milhões de novos usuários que navegaram em sites da subcategoria Comunidades. Essa subcategoria atingiu 28,5 milhões de visitantes no mês da pesquisa, ao se considerar o domícilio e o local de trabalho juntos. Esse número indica que as pessoas estão dispostas a entrar nas redes e interagir, colocando suas informações pessoais e profissionais.

Segunda ainda a pesquisa, o perfil dos que consomem conteúdo de comunidades na Internet (casa e trabalho) é mais jovem e adulto, uma vez que os homens representam 54,2% do total, ou seja, 15,5 milhões de pessoas. Aproxidamente 82% dos internautas têm 18 anos ou mais; e a faixa etária de 12 a 17 anos apresenta os melhores índices de afinidade por páginas vistas nessa subcategoria.

O microblogging Twitter, um sucesso nos dias de hoje, já apresentava um crescimento enorme na época da pesquisa, alcançando 15%  dos internautas que navegaram em casa e no trabalho. O Brasil se posicionou no topo do ranking de penetração do Twitter, ficando à frente de países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Os brasileiros também são os internautas que mais passam tempo no serviço, sendo que cada usuário navegou no mês da pesquisa, de casa ou do trabalho, em média 36 minutos em suas páginas – E pode ter certeza que esse número deve estar muito maior agora.

Ainda, foi possível identicar algumas diferenças quando se comparou internautas que navegam ao menos uma vez por semana com aqueles que usam a Internet todos os dias. Esses últimos representaram cerca de 30% e se mostraram mais interessado em conhecer novas culturas, em possuir espírito aventureiro e são mais focados na carreira. Abaixo segue um gráfico que mostra o Índice Digital de Interatividade, desde junho de 2008 a junho de 2009, feito pela NetRatings - IBOPE Nielsen Online.

indice digital de interatividadeFonte: Bolsa de Estudos da ProXXima