16.03.2010

O Conteúdo também é Rei em comerciais de TV!

Publicado por Vinícius Mont Serrat na categoria Comunicação

Este é um post que, aparentemente não tem muito a ver com as novas mídias. Aparentemente!

As propagandas comerciais exibidas na TV acabam, como qualquer coisa que passe nas telinhas, acaba caindo imediatamente na Internet, seja pelas mãos de quem o produziu, seja pelas mãos de um telespectador. Com o poder das novas mídias, claro, tudo acaba sendo alvo de críticas, sejam eles comentários positivos, negativos, ou mesmo algo neutro.

Contrariando muitos, eu gosto de assistir comerciais, principalmente aqueles que nos deixam uma mensagem além da marca, aqueles que realmente nos tocam e nos fazem refletir, ou que nos lembram de algum momento bacana, ou seja, aqueles que ficam marcados na nossa mente. Acredito que só assim um comercial deixa de ser mais uma propaganda e passa a aproximar a marca de seus consumidores. Eu chamo isso, assim como na Internet, de “o poder do conteúdo”. Na Internet todos já afirmam que o conteúdo é tudo quando o assunto é a difusão de uma marca. Na TV também! Apesar de serem meios de comunicação diferentes, o conteúdo continua sendo uma coisa vital para a presença da marca.

Vou deixar aqui alguns dos comerciais que mais me agradam nos últimos tempos, por usarem o conteúdo de forma inteligente e/ou engraçadas e que por isso merecem ser revistos várias vezes.

Nova Schin – Série Um cervejão

A última pegada da Nova Schim me chamou bastante a atenção, não por ter a pegada do ÃO, mas sim pela pegada dos amigos, que se reúnem em nome da velha e boa conversa, jogos, cerveja e falar sobre mulher e sexo de uma forma descontraída e divertida. Me lembra muito minhas saídas com os amigos da faculdade. Ponto para a Nova Schin!

Intel – Novos processadores

A pegada da Intel de que os novos processadores são ainda mais fantásticos e perfeitos do que um robô com sentimentos é fantástico. O robozinho triste corta o coração de qualquer um. Simples, divertida e tecnológica, assim como o posicionamento da marca no mercado. Ponto para a Intel!

TIM – Mente sem fronteiras

Para mim uma das propagandas que mais faz você olhar para dentro de si e se perguntar se você realmente está dando o seu melhor. São tantos exemplos de superação que parecem simples, mas que são marcos históricos, que você acaba se motivando de uma boa forma. Ponto para a TIM!

Volkswagem – Dia da mulheres 2010

Esta não tem como descrever, pois é tudo o que os homens realmente precisam entender sobre como agradar uma mulher de forma simples. É só vendo para entender. A mulherada vai concordar comigo e os homens inteligentes vão me agradecer, ou à VW – rs. Ponto para a Volkswagem!

Vivo – Favoritos

A Vivo surpreende e mostra o quanto é importante a proximidade de pais e filhos, mesmo depois do fim de um casamento. A presença, proteção e carinho dos pais é algo de extrema importância e que valorizo demais. Por isso, ponto pra Vivo!

Vivo – Torpedos

Agora a Vivo tem uma pegada sustentável e ecologicamente correta, dando um bom exemplo de que não se deve fazer com uma árvore. Sinceramente já tive vontade de fazer algo parecido em várias ocasiões, por isso me identifiquei tanto com a propaganda. Mais um ponto para a Vivo!

Várias outras propagandas comerciais que nos chamam a atenção aparecem na TV todos os dias, da mesma forma que propagandas ruins e de mal gosto nos irritam. Eu vou continuar a prestar tanta atenção em um comercial quanto em um programa que esteja assistindo. Me divirto!

Tags: , , , , , ,

3 comentários

Leia também:

Comentários

  1. A da Vivo eu até achei que era sobre acesso 3G, redes sociais em Mobile, e tudo o que nos conecta com facilidade, só no final entendi que eram TORPEDOS, daí eu fiquei até meio desanimado com ela.
    Mas pelo menos eles já tem uma idéia pra quando forem me oferecer internet móvel a um preço justo, não com um que é dos mais caros do mundo, que é o caso do Brasil.

    [Reply]

    Vinícius respondeu:

    Fala Lucas! Você não sabe o quanto é bom poder contar com seus comentários, sempre agregando valor ao nosso conteúdo.

    Realmemte a propaganda da Vivo sobre os torpedos merecia oferecer uma leva de produtos mais “conectantes”, como o 3G, mobilidade das redes sociais e tudo mais.

    Eu sou do tipo de consumidor que se apaixona ou não pela marca. Sou fiel às marcas que uso pelos conceitos e iniciativas que elas adotam, como por exemplo a pegada da responsabilidade sócio-ambiental, qualidade do produto, pós venda, etc. Acredito que daí venha meu gosto por propagandas que me toquem.

    Forte abraço!

    [Reply]

    hahaha obrigado Vinícius, é bom estar por aqui! O conteúdo é relevante.

    Esse tipo de paixão é algo que quero ‘criar’ nos clientes da minha marca, não querendo fazer propaganda, a Loop Shirts, mas como estou começando, é realmente difícil de se criar esses conceitos sócio-ambientais, responsabilidade social, e tudo o que envolve uma marca com ética, pois queira ou não, isso tudo custa um pouco caro. Mas pelo menos em qualidade eu já posso focar, e fico feliz com isso!

    Tenho um projeto social que irei desenvolver, o @aquitemFOME, mas falta tempo pra me dedicar a ele ainda!

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>