Nove passos para produzir conteúdo estimulante nas mídias sociais

conteúdo relevante

Na era da informação, ter acesso à conteúdo é uma tarefa corriqueira. A web nos permite um leque enorme de possibilidades, oferecendo os detalhes sobre qualquer área que resolvemos pesquisar. Com tanta informação à disposição, aqueles que aceitam o desafio de conquistas os usuários na rede, precisa produzir conteúdo diferencial. Assim como acontece entre as emissoras na mídia tradicional, é preciso estimular o público a optar por freqüentar seu site, por exemplo, e indicar sua página.

Criar um conteúdo de qualidade ainda é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing online. As pessoas buscam entretenimento, educação e novidades que as impressionem. Alguns passos podem ajudar a englobar estas necessidades e conquistar a audiência.

Conheça e encontre seu público-alvo: Para oferecer conteúdo relevante, é preciso saber a quem você está se direcionando. E a pesquisa deve ser a fundo: não se restrinja à gênero e faixa etária. Analise quais são os hábitos deles, quais são suas revistas preferidas, programas que assistem, quais músicas gostam, etc.

Identifique os canais onde seu público está: com uma oferta tão grande de plataformas sociais, é importante pesquisar qual delas tem o perfil de seu público e tende a ser a preferida dele. Escolha quais serão os seus focos de trabalho.

Escolha o tipo de conteúdo que atrai mais seu público: com uma oferta de possibilidades tão grande para produzir conteúdo, apenas um texto bem feito não é mais suficiente. Mesclar diferentes mídias como vídeos, sons e imagens auxiliam a atingir o seu público e atraí-los para sua página.

Pesquise: antes de produzir seu conteúdo, procure tudo o que pode ser interessante e válido, de acordo com as informações que planeja oferecer. Leia outros artigos semelhantes aos seus textos, escreva sobre casos bem sucedidos, entreviste profissionais de áreas que sejam do interesse dos internautas.

Crie seu conteúdo próprio: inspire-se nas fontes que tem, mas procure criar conteúdo exclusivo. O esforço necessário ajudará a conquistar a audiência e mantê-la fiel, o que trará valor ao relacionamento que você está construindo com o público.

Otimize seu conteúdo: não basta escrever um texto de qualidade, que não seja encontrado pelos usuários na web. É preciso pensar este aspecto: procure inserir subtítulos que quebrem o ritmo do texto e assim ajudem o internauta a não se cansar, use palavras chave, grife frases e termos que sejam potencialmente procurados pelo seu público.

Lembre-se que atualmente, os notebooks não são os únicos dispositivos por onde os usuários acessam a rede. Portanto, faça com que seu conteúdo seja visualizado também através de plataformas móveis como smartphones e tablets.

Monitore e mensure: um trabalho bem planejado deve ser acompanhado de perto. Só assim você poderá saber o que está surtindo efeito ou não entre a audiência e receber o feedback necessário para melhorar cada vez mais.

Repita o que funciona: monitorando seu conteúdo você poderá identificar o que faz sucesso entre os usuários e continuar oferecendo mais do mesmo tipo de conteúdo. Inovar é preciso, mas mantendo a linha preferida pela audiência.