Isso é Twitter!

Muito se ouve falar hoje sobre o Twitter, na TV, nos jornais, nas empresas. É uma febre mundial que atingiu o Brasil nos últimos meses com muita força. Apesar de muito se falar sobre o Twitter, muita gente ainda não sabe o que é e muito menos para que ele serve.

twitter

Afinal, o que é o Twitter?

Segundo a Wikipédia, o Twitter é uma rede social, um microblog, que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações de outros contatos em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets“, através da web ou do celular. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado o perfil para recebê-las.

Em julho deste ano o Twitter no Brasil bateu o recorde em percentual de números de internautas que já visitaram o microblog. O número de internautas residenciais brasileiros que visitaram o serviço pulou de 344 mil em fevereiro para 677 mil em março, um aumento de quase 97%. Nos EUA 11% dos internautas usam o twitter e no Brasil o número é de 15%. , segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online.

Em fevereiro de 2009, das 100 primeiras empresas da lista revista americana Fortune, que mensalmente divulga um ranking com as 500 maiores empresas do mundo, 36 usavam o Twitter. É facil observar que os resultados obtidos com o Twitter são muito positivos.

Mas nem tudo são flores. O uso de forma não inteligente por parte das pessoas e das empresas pode acarretar um uma imagem degradada. Por isso pense bem antes de sair falando qualquer coisa no Twitter.

Para evitar dúvidas e mau uso da ferramenta por parte das empresas, o Twitter lançou o Twitter 101, guia oficial do Twitter para explicar e ensinar práticas de uso corporativo da ferramenta. Lá você encontra seções como “What is Twitter?” e “Case Studies”, que apresenta exemplos bem sucedidos de empresas que usaram o serviço em seus negócios.

Para facilitar o entendimento do Twitter, segue abaixo uma apresentação dinâmica sobre o Twitter. Confira!

Abaixo algumas empresas que usam o Twitter de forma inteligente:

Que tal seguir a i9 Business e seus sócios no Twitter?

Abraço e até a próxima!