Isso é mobile marketing!

Mobile marketing é o termo usado para campanhas de marketing para dispositivos móveis. Esta comunicação atinge diretamente o seu receptor através de várias formas, dentre elas: SMS, MMS, WAP e, em estágios mais avançados, por conexões bluetooth.

Bluetooth pode ser definido como redes pessoais sem fio, que provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance e segura.

img_bluetooth

Uma forma inovadora de mídia que atinge o público, diretamente no celular.

Através do sinal Bluetooth é possível promover marcas enviando mensagens multimídias para os celulares de seus consumidores, atingindo o seu cliente onde quer que ele esteja. Isso é possível quando se usa sinalizações instaladas em pontos de alta visibilidade. Neste caso todas as pessoas que estão na área serão convidadas a ativar o Bluetooth dos seus celulares para receberem, sem nenhum custo, promoções, convites, jogos, vouchers, papéis de parede, dentre outros, enviados pelos anunciantes.

Um bom exemplo de empresa especializada em mobile marketing é a Bluemobile. Com o objetivo de inovar, desenvolver e prover infra-estrutura de Wireless Marketing, com foco em marketing de proximidade, a Bluemobile integra soluções inteligentes e otimiza os negócios de seus clientes, gerando resultados positivos.

Abaixo algumas possibilidades de mobile marketing retiradas do site da Bluemobile:

  • Marketing Direto - faça com que as pessoas se lembrem de sua empresa, dados de contato e ofertas.
  • Promoções – use o Bluetooth para realizar promoções.
  • Prêmio Instantâneo – seu consumidor pode ganhar ou não. Ex.: “Parabéns: Você acabou de ganhar um ingresso para o cinema” ou… “Desculpe, não foi dessa vez”.
  • Interação com a web – o Consumidor pode obter um código para preencher em um website e participar de um sorteio ou concurso.
  • Vouchers - Envie cupons de desconto.
  • Ringtones, áudios ou mp3 – podem ser utilizados em lojas de departamentos ou simplesmente na promoção de um cd de um artista, distribuindo músicas gratuitas para os usuários.
  • Advergames – o consumidor pode fazer download de um jogo com a sua marca, fazendo com que ela seja exibida todas as vezes que o jogo for iniciado.

Share photos on twitter with TwitpicShare photos on twitter with TwitpicShare photos on twitter with Twitpic

Mobile Marketing, Social Media, a humanização e aproximação do relacionamento entre empresas e stakeholders é a bola da vez!