Isso é Mídia Social!

Tanto se fala ultimamente em mídias sociais, mas ainda sim muitas pessoas ainda não sabem o seu significado e relevância. Pensando nisso fizemos um apanhado pela rede buscando várias informações para que você, leitor, possa entender de uma maneira fácil, o que realmente abrange o termo Mídia Social.

O termo Mídia Social pode ser definido como:

  • Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (e tambérm por empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.

Na verdade, as mídias sociais são espaços de interação entre usuários, onde estes podem além de se interagirem, disseminar conteúdo. Dentro desse ambiente de redes, existem vários canais que permitem que as pessoas dialoguem, interagem e compartilhem informação. Alguns exemplo de mídias sociais  são: blogs, fóruns, wikis, redes sociais on-line como o Orkut e o Facebook, instant messengers (MSN,Gtalk, etc), sites de Sharing (Flickr, Youtube, etc), dentre vários outros exemplos que iremos falar bastante por aqui.

Dentro deste contexto, é importante fazer algumas considerações sobre as mídias sociais:

  • Comunicação na forma de conversação, não monólogo – A mídia social precisa facilitar a discussão bidirecional e debater com pouca ou nenhuma moderação ou censura. Em outras palavras, os comentários em blogs não devem ser controlados no aspecto positivo ou negativo, mas sim somente no aspecto pejorativo.
  • O protagonista da mídia social são pessoas, não empresas, não marcas – O perfil do consumidor mudou, e hoje ele controla a interação com as marcas. Portanto, para que a marca tenha credibilidade no mercado, as pessoas tem que falar positivamente dela para outras pessoas, e não a marca para as pessoas. Lembre-se que a comunicação nunca deve ser unidirecional.
  • Honestidade e transparência são os principais valores – Tentar controlar, manipular ou mesmo empurrar conteúdo é o pecado mortal da nova geração da web. As marcas precisam ser transparentes para que as pessoas se disponham a consumir seu conteúdo. É deixar as pessoas escolherem e criarem seu conteúdo e relacionamentos, ao invés de ser forçado a isso. Entender esse conceito é uma das principais técnicas da mídia social.
  • Distribuição ao invés de centralização – Um dos aspectos freqüentemente negligenciado da mídia social, é o fato dos interlocutores serem muitos e variados. É quase que inevitável o poder de poucas organizações terem o controle da criação e distribuição da informação. A mídia social é altamente distribuída e constituída de dezenas de milhares de vozes tornando a informação muito mais textualizada, rica e heterogênea.

Muitas empresas já despertaram para a ascensão das mídias sociais dentro dos negócios. As Redes Sociais criaram um novo panorama para as empresas tradicionais utilizarem ferramentas de marketing on-line. Não se pode ignorar o poder que as mídias sociais têm hoje e o fato é que, na verdade, ela é uma tendência que funciona. Na versão interativa da web, é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso. Todos os dias pessoas são atraídas por plataformas de mídias sociais e cada vez mais vemos novas ferramentas surgindo e empresas entrando no meio da brincadeira. É preciso estar perto do consumidor e as mídias sociais proporcionam isso às empresas que querem interagir com seu cliente, conhecer sua opinião, fidelizá-lo, dar um feedback e por que não fortalecer sua marca na web.

Abaixo segue um vídeo que explica o que é Mídia Social. Ele exlica o termo a partir de uma historinha e para que no final a visualização sobre o termo fique fácil de ser entendida. Divirta-se!

Abraço e até a próxima!