Isso é Blog!

Muito se ouve falar sobre blogs como canal de comunicação entre marcas e consumidores, mas em muitos casos ainda se faz a associação da palavra blog com um diário virtual escrito por adolescentes para expor lances de sua vida. Não! Essa não é a imagem que deve aparecer em sua mente quando falamos de blogs.

Mas então o que é um Blog?

Contração da palavra web log, ou em bom português registro na web, um blog nada mais é do que um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Normalmente um blog combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma das partes mais importantes de um blog.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML.

Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. O que era visto com certa desconfiança hoje virou referência.

E como usar um blog em prol da minha marca?

Como podemos observar, um blog tem inúmeras vantagens que facilitam o uso e leitura do mesmo. Um blog também se destaca pelo seu conteúdo relevante e em grande quantidade, o que atrai ainda mais leitores para o seu blog. De uma forma simples, vamos juntar todas as peças!

web + conteúdo relevante + links + mídias sociais + atualização simples + interatividade + comentários + SUA MARCA = Sucesso!

Para que o resultado positivo seja efetivo você precisa apenas estar atento a algumas recomendação como estar disposto a responder feedbacks positivos e negativos de seus consumidores e usar isso a favor da marca, respeitar seu leitor/consumidor, manter sempre o blog alimentado de conteúdo relevante, mesmo que este não seja sempre sobre a sua marca, mas que tenha a ver com o universo que a circunda.

Algumas empresas que já usam blogs:

Relevância atrai relevância! E se isso for feita de forma simples e eficaz tudo se torna mais fácil. Pense nisso!