Informação e consumo para 81 milhões de brasileiros

A sétima edição do levantamento sobre a internet  desenvolvida pela F/Nazca, apontou que já ultrapassa 81 milhões o número de brasileiros, com mais de 12 anos, que utilizam a Web. O principal local de acesso é a lan-house, seguida pela própria casa e pela casa de amigos e conhecidos.

Conectado em média três horas a cada acesso, a população já se acostumou a consumir informação pela internet e redes sociais, que já ultrapassam os portais na busca pela informação online, com 51% dos usuários acessando Orkut, Twitter e o Youtube,  em relação a apenas 37% que acessam portais . A TV ainda supera a web na confiabilidade de informações, mas, de acordo com a pesquisa, 60% dos internautas brasileiros já substituíram a plataforma tradicional para assistir ou ouvir programas ou filmes.

O crescimento do consumo online também foi significativo, e a influencia da internet também se estende à opinião sobre determinado produto ou serviço. Ainda na faixa com mais de 12 anos, 23% costumam comprar online, com uma média de mais de 4 vezes por ano.  O boca a boca virtual influencia 48% dos internautas, que consideram a opinião de outros consumidores publicadas na internet antes de comprar. Dessa forma, o que nos mostra a pesquisa é o que especialistas já vinham falando a algum tempo; a  internet estimula o consumo, produz informação e conhecimento, mantém relacionamentos e permite contato com marcas e pessoas, movimentando a economia e mudando o perfil do consumidor.