Como funciona a pesquisa do Google?

Você já se perguntou como funciona o sistema de buscas do Google? Para responder essa pergunta, ninguém melhor que o próprio Google, não é? Por isso o gigante de buscas criou o How Search Works, um infográfico interativo que mostra o passo a passo do processo incluindo informações sobre a indexação das páginas da web, o combate ao spam e os algoritmos.

O infográfico traz informações bem interessantes, como por exemplo que o índice de páginas do Google possui mais de 100 milhões de gigabytes, ou 100 petabytes. São mais de 30 trilhões de páginas indexadas que passam por um combate ao spam até chegarem a uma lista de resultados.

Ainda de acordo a página, o algoritmo responsável por exibir os resultados mais relevantes para o usuário leva em consideração mais de 200 fatores (que não foram divulgados). No desenrolar do infográfico aparecem links que direcionam o usuário para outras páginas com informações mais aprofundadas.

Se você não lê em inglês, há uma versão em português da página “Como a pesquisa funciona”, mas ela não possui o infográfico animado. De qualquer forma, todos os dois sites – em português e em inglês – oferecem muitas informações relevantes para SEOs e webmasters em geral.

No vídeo abaixo, narrado por Matt Cutts, é possível saber como funciona a pesquisa orgânica do Google. Cutts é chefe do combate ao webspam da empresa e um dos engenheiros responsáveis pela criação e aperfeiçoamento do algoritmo.

Para quem trabalha com conteúdo web, o e-book “Tire o máximo partido do seu conteúdo“, produzido pelo Google, pode ajudar a compreender como um mecanismo de pesquisa percebe o conteúdo e, desta forma, como é possível melhorar a presença na web.