Highlights do Social Media Week 2013

No fim do mês passado, entre os dias 23 e 27, aconteceu a terceira edição do Social Media Week. O evento aconteceu em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e em outras sete cidades, como Berlim, Londres e Toronto.

O tema este ano era Open & Connected, um assunto amplo que permitiu palestras e discussões em diferentes áreas das mídias sociais. Assim, pudemos refletir sobre a indústria do conteúdo, a influência das mídias sociais no jornalismo, sobre o perfil dos usuários de redes sociais, conversar sobre alguns cases, dentre outros temas.

Para quem não pode participar do evento presencialmente, foi liberada a transmissão ao vivo de várias palestras. E mesmo para os que puderam ir, o recurso foi válido, afinal, muitas palestras aconteciam simultaneamente em diferentes salas. Vou selecionar algumas palestras que abordaram diferentes temáticas, mas que possibilitaram alguma reflexão ou me interessaram de alguma forma.

Como uma graduada em jornalismo, achei interessante a palestra “Como mídias sociais afetaram a indústria da publicação profissional de conteúdo”. É interessante a forma como a jornalista, Cristina De Luca, mostra que internet pode ser vista como concorrente ou aliada das mídias tradicionais.

E como analista de mídias sociais, acho sempre válido repensar no conteúdo das marcas nas redes sociais e em como certas práticas podem ou não gerar resultados. A palestra, “Histórias construindo marcas: 10 dicas de conteúdo relevante no Facebook”, ministrada pelo Cris Dias, do departamento de Creative Strategist do Facebook, é importante por desconstruir algumas verdades e tendências do uso do Facebook.

E por que não quebrar um pouco a cabeça com monitoramento e métricas? A palestra “Monitoramento, métricas e outros bichos” do Fernando Souza é ideal para isso. Afinal, além de publicar conteúdo, é importante saber mensurar os resultados.

Se você curtiu, você pode assistir outros vídeos do Social Media Week aqui.

Texto por Ana Paula Nunes