Governo pretende reduzir impostos sobre smartphones

smartphones

Ao mesmo tempo em que o acesso à banda larga cresce no país, o número de usuários com dispositivos móveis também segue a mesma tendência. O mercado mobile se encontra em franca expansão. Aos poucos, as pessoas estão passando mais tempo na internet em seus aparelhos do que na frente do computador. Agora, uma boa notícia deve impulsionar ainda mais este crescimento: o Ministério das Comunicações estaria se movimentando para aplicar desoneração de impostos para os smartphones. O objetivo é reduzir o preço e assim ampliar o acesso à internet móvel para a população brasileira.

Os planos do governo pretendem incluir os dispositivos na Lei do Bem, que isenta produtos do imposto PIS/Confins (valor de 9,25%) e diminui o chamado IPI (queda de 15% para 3%). A mesma legislação já modificou preços de computadores e tablets fabricados no país, oferecendo à população novas possibilidades de compra. A expectativa é que o produto chegue ao consumidor cerca de 25% mais barato.

A iniciativa surgiu após uma pesquisa revelar que os aparelhos com acesso à web é o sonho de consumo da classe C nos últimos anos. Além disso, a expansão da banda larga móvel também contribuiu para o desenvolvimento do projeto, já que atualmente há planos de tornar o acesso à internet rápida por 50 centavos ao dia.