Google pode lançar canais pagos no Youtube ainda este ano

O Google pode estar se preparando para lançar canais no Youtube em que criadores de vídeos possam cobrar os espectadores para acessarem o conteúdo, afirmam fontes ligadas as negociações. Ainda de acordo com informações, a nova forma de acesso teria início ainda neste ano, com valores mensais entre US$ 1 e US$ 5.

Ainda não se sabe ao certo como o serviço funcionaria: se os criadores de vídeo abririam novos canais no Youtube e cobrariam taxa de inscrição, ou se os criadores cobrariam uma taxa dos espectadores que quiserem obter acesso antecipado aos vídeos. A ideia é que também os proprietários de TV a cabo optem por transferir seu conteúdo para o site de vídeos do Google, declararam as fontes. Ainda podem entrar no plano de cobrança certas coleções de vídeos e eventos transmitidos ao vivo pela internet.

As novas taxas de assinatura seriam também uma forma do YouTube ganhar dinheiro, já que elas seriam compartilhadas entre os criadores de conteúdo e o site. Atualmente, o conteúdo gratuito disponível aos internautas é bancado por anúncios que aparecem na lateral dos vídeos e pelas publicidades inseridas neles, com a opção de ser ou não visualizadas na sua totalidade.

De acordo com os boatos, a ideia seria iniciar com um projeto piloto, para testes do modelo e com apenas 25 canais associados. Já no ano passado, o YouTube havia anunciado que pretendia lançar até o primeiro trimestre de 2013 um modelo de assinatura de canais nos Estados Unidos que seria replicado também no Brasil.

O Google ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

O que acham da ideia de pagar para ver conteúdo exclusivo?