Flickr: O melhor site do ano

Na lista com os 50 melhores portais de 2009, publicada pela revista Time, o Flickr, site para postagem de fotos do Yahoo!, foi o eleito o Melhor Site do Ano. Para a revista, computadores não administram imagens com a mesma facilidade com a qual analisam textos ou números. O Flickr foi o primeiro site a resolver esse problema com algo chamado etiquetagem coletiva. O portal aprendeu a organizar imagens na Internet de forma eficiente, através de etiquetas criadas de forma cooperativa entre seus usuários. A publicação reconheu a importância da “criação de um sistema de catalogação improvisado graças à sabedoria popular”.

O site de fotografias California Coastline, que mostra em detalhes cada um dos quilômetros que compõem a costa da Califórnia, ficou em segundo lugar, seguido do Delicious, o serviço de bookmarking social definido pela Time como “o Flickr dos marcadores”, considerando que os dois serviços são do Yahoo!. O serviço tem seu destaque por sua utilidade como um site de buscas. Na quarta posição ficou o Metafilter, semelhante ao popular Digg, destinado à votação de sites e comentários colaborativos e o Popurls, um portal que une os links mais populares dos maiores jornais e sites de opinião, vem seguido no quinto lugar.

Já o Twitter, o serviço de microblogging que permite fazer pequenos posts de 140 caracteres e que está em todos os noticiários ultimamente ficou em 6ª posição. A revista afirma que o site, que foi fundado em 2006, é um  tipo de site que “ou você gosta ou você odeia”. Ela ainda afirma que em 140 caracteres é difícil escrever algo que vale a pena. O conhecido Skype, o comunicador de voz sobre IP ( VoIP) veio atrás do Twitter na 7ª posição, pelo fato de oferecer a possibilidade de manter videoconferências, algo que transforma uma “conexão à internet em um videotelefone”.

O blog Boing Boing é o protagonista do oitavo lugar, seguido pelo Academic Earth, que transmite aulas de grandes instituições na Internet. O Google e o Youtube ficaram em 11° e 12° respectivamente. O portal Hulu, que oferece filmes e séries de televisão gratuitamente, apareceu em 14º lugar. O tão famoso Amazon aparece apenas em 19º, seguida do site de buscas de viagens Kayak e do serviço de aluguel de filmes Netflix, enquanto em 25º surge a Wikipedia. Ainda fazem parte da lista da “Time” a rede social Facebook e os portais de música Pandora e Last.fm.