Facebook planeja oferta pública de ações

Especulada já há algum tempo, a oferta pública de ações do Facebook parece que pode estar próxima de ser lançada. A rede social pode estar fazendo planos de fazer sua entrada na bolsa entre Abril e Junho de 2012. Apesar dos boatos, no entanto, a empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Os analistas avaliam que os investidores estão tendo certos questionamentos sobre o valor das marcas online. O Linkedin, por exemplo, que chegou a valer o dobro do que quando fez a oferta inicial de ações, apresentou posteriormente uma queda de 36% em seu valor.  Mesmo assim, o site ainda apresenta recentemente aumento de 33%. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, chegou a declarar mais de uma vez sua relutância em abrir o capital para investimentos na bolsa.

Ainda segundo os rumores, a rede social estaria agora em processo de avaliação para decidir o momento adequado para requisitar o registro na Comissão de Títulos e Câmbio, responsável por controlar a venda de ações nos EUA.  A expectativa é que a rede social faça sua estréia no mercado financeiro com uma fonte de quatro bilhões de dólares.