Evitando e gerenciando crises nas mídias sociais

A ascensão das mídias sociais nos dias de hoje tornou praticamente impossível a ausência das marcas neste meio. Mais do que simplesmente estar conectado, é importante transformar a presença on-line em resultados e se tornar relevante e interessante para o público em potencial. No entanto, assim como o ambiente da web pode ser extremamente eficaz para a empresa, os deslizes cometidos podem se transformar em crises que devem ser rapidamente contornadas. Para evitar estes conflitos, a melhor solução ainda é o monitoramento constante da imagem e o planejamento de estratégias preventivas.

Este planejamento é útil para prever cada passo do que será executado na web e, assim, tomar providências para evitar os problemas antes que eles surjam. Algumas atitudes são essenciais para se programar e reduzir as chances de encarar crises nas mídias sociais:

Traçar planos: é importante pensar nos cenários de crise que podem ocorrer, com o objetivo de definir ações de antemão para cada um deles. É necessário definir responsáveis pelo monitoramento constante e pela ação rápida para solucionar problemas.

Ser oportuno: dentro do universo das mídias sociais, as decisões devem ser tomadas de forma rápida e eficaz, assim que o início de um problema maior se manifestar para que a situação possa ser contornada.

Transparência: saiba o que está acontecendo e repasse as informações para seus fãs e seguidores. Não deixe de declarar um posicionamento, ainda que seja incerto. Mostre que está trabalhando para solucionar o problema.

Persistência: esteja sempre preparado para manter-se no gerenciamento do problema por algum tempo. Mostre interesse e disponibilidade para responder aos questionamentos de forma individual. Procure resolver e minimizar os comentários negativos e aguarde até o momento passar para retomar as atividades regulares.