Dia Mundial da Internet

Já deu um abraço no seu modem? Para quem não sabe, desde o ano de 2006 comemora-se, em 17 de maio, o Dia Mundial da Internet. A data foi estabelecida pela ONU, que também instituiu, nesse mesmo dia 17, os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações.

Ela surgiu com fins militares em plena Guerra Fria. Ficou conhecida no final da década de 90 e alcançou sua popularidade no Brasil nos anos 2000. Segundo dados (2010) da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que cerca de 33% dos brasileiros tenham acesso à internet diretamente de casa, sendo que, metade deles, utiliza banda larga.

A partir desses dados surgem muitas observações interessantes, como por exemplo, a gradual substituição do papel das mídias tradicionais pela internet. Um estudo feito pela IAB Brasil revelou que, atualmente, a audiência da rede mundial de computadores no Brasil já supera a TV.

82% dos 2.075 entrevistados pela pesquisa, considera a internet o meio de comunicação mais importante. Sendo que 40% passam, pelom menos, 2 horas por dia conectados. Os entrevistados também se mostraram muito receptivos à publicidade digital e a consideram a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%), evidente (40%), crível (37%) e menos incômoda (36%).

O infográfico abaixo mostra como os brasileiros interagem na web