Decreto estabelece sistema de TV digital no Brasil

Em 2016, acontece apagão analógico no país

A tecnologia está em constante avanço e, desta vez, parece que não há a opção de acompanhar a evolução dos meios eletrônicos. Segundo um decreto federal, em 2016 acontecerá um apagão analógico no sistema de TV brasileiro. Ou seja, até lá, as emissoras e os usuários deverão se adaptar ao sistema de transmissão digital.

A informação foi confirmada ontem pelo ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que explicou que haverá o desligamento das transmissões analógicas para TV daqui a cinco anos. Apesar da decisão, o ministro reconheceu que o sistema ainda não é popular no país e afirmou que pretende acelerar o processo de digitalização das emissoras. Ele analisou ainda que os próprios consumidores devem querer modernizar os aparelhos, principalmente com os eventos esportivos que acontecem no país nos próximos anos, começando pela Copa em 2014.

O decreto que estabeleceu o sistema de TV digital no país permite usar o equipamento para consultar o saldo bancário, agendar consultas médicas, consultar a previsão do tempo, informações de trânsito e comprar produtos. Os recursos variam de acordo com o televisor. Antes de transmitir o sinal digital, é necessário que a geradora de TV dê entrada ao processo de consignação no Ministério das Comunicações. Todos estes processos serão finalizados até o final deste ano, com o objetivo de alcançar a meta proposta no decreto.

E você, está preparado para a revolução que esta tecnologia acarreta para o nosso dia-a-dia?