Dar RT sem ler. Você já fez?

Sempre que vamos assinar algum documento, a recomendação dada é ler antes o que está escrito para não levarmos prejuízo depois. Quando se trata de compartilhar informação ou dar RT deveria valer a mesma regra, não é mesmo? Afinal, você retuíta algum link sem ler?

A resposta surpreendente para essa pergunta é SIM. Um estudo do HubSpot analisou mais de 2 milhões de tuítes e comprovou essa hipótese de que os usuários do Twitter repostam conteúdo sem ao menos ler o que contem nos links das mensagens.

DanZarrella, que conduziu a análise, criou um coeficiente que relaciona o número de clicks e os retuítes que um link teve. O valor encontrado (ver infográfico) mostra que não existe uma relação significativa entre esses dois itens. O infográfico ainda mostra que os tuítes com links que são muito retuítados possuem menos clicks. Já os tuítes que contém menção a alguma “@” tem mais clicks do que RTs.

Em uma época em que somos bombardeados por informação na internet, saber filtrar e absorver aquilo que nos interessa é mais do que necessário. Divulgar ideias consistentes e das quais você realmente tenha conhecimento é importante não só para melhorar o fluxo de informações relevantes, mas também para que não empobrecer nossas próprias ideias.

E você, é um internauta bem informado ou sai por aí dando RT e share em qualquer coisa sem ler direito? #pensenisso