Compartilhar: a palavra de ordem da web

Trocar informações e repassar notícias e conteúdo entre nossa rede de conhecidos é uma atividade comum ao ser humano. Com a expansão e popularização da internet, o compartilhamento de informações se tornou algo ainda mais prático, simples e incrivelmente veloz. O fluxo de notícias fornecido e transferido entre os usuários atingiu um grau super elevado em rapidez e volume.

Um estudo realizado pelo departamento de estudos do consumidor do New York Times revelou quais são as fontes de motivação que levam os usuários a compartilhar conteúdo entre seus contatos. São elas:

Vontade de repassar conteúdo relevante, que tenha utilidade para outras pessoas.

Posicionar-se perante os demais usuários, demonstrando identidade própria através das informações que compartilha.

Estabelecer laços de empatia com alguém, demonstrar afeição através do conteúdo que compartilha.

Compartilhar informações é uma forma de chamar a atenção dos demais usuários, fazer-se notado.

Realizar divulgação de alguma causa, idéia ou marca de preferência.

O estudo confirma o que outras pesquisas haviam argumentado e conclui ainda que o email ainda é a forma mais utilizada pelos usuários da internet para compartilhar conteúdo (apesar da tendência de compartilhamento e viralização de informações através das redes sociais estejam em crescimento vertiginoso). Além disso, os estudos analisam que, acima de tudo, repassar informações na web é uma forma do indivíduo demonstrar sua personalidade e escolhas pessoais.

Fonte: Tiago Dória Weblog