Como utilizar as redes sociais para impulsionar a sua carreira?

Empresas de todos os tamanhos e setores já entraram no ritmo das redes sociais, posicionando suas marcas de forma que ela se comunique da maneira mais efetiva com o público em geral. Mas e os profissionais que trabalham ou sonham trabalhar nessas empresas? Como utilizar as redes sociais e seus recursos para chamar a atenção de um headhunter e impulsionar sua carreira?

Segundo diversos especialistas em contratações, a internet ajuda a construir o perfil de um profissional. Em uma analise rápida das redes sociais de um futuro candidato  é possível identificar a sua personalidade, seu estilo de vida, sua área de atuação e suas características principais, que interferem direta ou indiretamente no ambiente de trabalho. Não existe, entretanto, uma regra geral de comportamento, as marcas buscam por profissionais que se encaixem com o perfil e com a postura da empresa.

Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, 63% dos headhunters brasileiros usam as redes sociais para recrutar, e algumas atitudes são observadas por esses profissionais, tais como a criatividade. Se um líder enxerga nas redes sociais um caminho para encontrar profissionais é porque está antenado no que acontece no mundo e dessa forma, busca encontrar profissionais diferenciados, com atitudes e posicionamentos criativos e que tenham um quê que iniciativa.

Entretanto, se você não se interessa pelas redes sociais é melhor nem entrar nelas, afinal se você não se sente a vontade no ambiente online vai acabar subutilizando essas ferramentas e provavelmente demonstrando sua inabilidade. Mas essa ausência pode fazer com que você perca muitas oportunidades.

Mas não se esqueça: o mundo online e o mundo offline estão totalmente ligados um ao outro e mesmo que você tenha redes sociais especificas para seu lado profissional e redes para o uso pessoal, provavelmente uma se liga à outra e a sua personalidade será analisada nas duas redes. Por isso não invente um personagem, seja você mesmo e haja com naturalidade, assim, provavelmente, você terá um destaque especial.