20.09.2011

Como usar as mídias sociais para promover seu pequeno negócio

Publicado por Márcia Costanti na categoria Mídia Social, Sem categoria

Atualmente, estar presente no universo on-line é o mesmo que estar próximo de seu público. Para uma marca, é essencial saber o que seus consumidores estão falando, pensando e desejando. E é através das mídias sociais que eles expressam suas vontades e opiniões. Posicionar sua empresa nas redes sociais on-line de forma estratégica é um canal importante para manter os fãs da marca engajados e assim, estimular novos consumidores e alcançar resultados.

Por isso, se você tem um pequeno negócio e busca meios para ganhar visibilidade para sua empresa, fique atento: as mídias sociais oferecem vários benefícios e caminhos para este objetivo.

Avalie seus recursos: antes de planejar seu trabalho de marketing on-line, procure analisar o que você está tentando promover. Conheça a fundo o seu negócio, quais são seus recursos, qual é seu público-alvo. Isto pode parecer óbvio, mas o fator mais importante antes de definir a estratégia e as necessidades de seu público na web é compreender o tamanho, os objetivos e as pessoas que circundam sua empresa.

Ponto de partida: as redes sociais on-line permitem a criação de páginas para empresas, a forma mais correta de promover a empresa. Verifique-se de que compreendeu todas as regras, antes de começar a movimentar as suas redes.

Escolha um bom gerenciador: antes de começar a postar conteúdo e buscar contatos, saiba que manter várias redes atualizadas é um trabalho que deve ser bem organizado. Portanto, a melhor forma é reunir suas páginas em um local que você possa realizar o trabalho a partir deste único site. Assim, você gerencia suas contas e programa atualizações para ela. Serviços como Ping.fm e o Hootsuite oferecem estas possibilidades e planos diferentes para cada tipo de necessidade.

Publique conteúdo: é importante que haja conteúdo atualizado na sua página antes que as pessoas comecem a ter acesso a ela. A qualidade das publicações que irá estimular o público a te seguir ou não. Poste informações de valor acerca do seu universo de atuação, conteúdo relevante, imagens que estimulem as pessoas a conhecerem melhor a empresa.

Encontre seguidores e fãs: comece adquirindo pessoas conhecidas, amigos reais, família, conhecidos. Na Google+ e no twitter, procure os perfis através de palavras chaves que remetam à empresa. Procure inicialmente na sua cidade e nas áreas em volta por nomes influentes ou outras páginas de negócios que se interessem pelo seu tipo de conteúdo.

Construa relacionamentos: para promover a sua marca, é preciso que seu público seja engajado e interessado o suficiente para que compartilhem seu conteúdo e espalhem o nome da empresa. Por isso, sua primeira preocupação deve ser estabelecer laços mais próximos com quem te acompanha, antes de apenas fazer promoção dos seus produtos e serviços. Estreite seus laços, proponha debates, peça a opinião dos consumidores e procure estar atento ao que eles têm a dizer. Bons relacionamentos geram resultados eficientes para seu negócio. 

Tags: , , , , , ,

0 Comente!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>