Como o brasileiro acessa a internet?

O acesso à internet no Brasil se desenvolve a cada dia, quebrando barreiras e abrindo possibilidades, fazendo com que mais brasileiros estejam presentes na rede com o passar dos anos. Atualmente, a maioria dos nossos internautas estão presentes nas redes sociais, cerca de 79% deles. Uma pesquisa online realizada com mais de dois mil usuários da web revela outros dados sobre os hábitos dos brasileiros que estão inseridos no universo virtual.

Os sites preferidos dos internautas que freqüentam as redes sociais são aqueles que falam sobre música, mas a preferência varia de acordo com a idade. O quadro abaixo mostra um pouco do perfil dos brasileiros na web, de acordo com a idade e classe social:

Perfil Internautas Redes sociais
AB 56% 57%
C 40% 39%
DE 4% 4%
15 a 24 anos 34% 35%
25 a 34 anos 27% 28%
35 a 44 anos 18% 18%
45 ou mais 21% 20%

O tempo médio que os usuários gastam navegando nos dispositivos mais modernos de acesso à web também é variável. O quadro abaixo compara o tempo gasto classificado por tecnologia e comparado à média geral:

Média total 2h43min
Via smartphone 3h28min
Via tablet 3h18min
Via console de games 3h

A pesquisa envolveu brasileiros com idades entre 15 e 75 anos nas cidades de anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal, Goiânia, Nordeste, São Paulo interior e interior do Sul e Sudeste.