Como estimular a construção de relacionamentos no twitter

Na última publicação, falamos sobre o poder do retweet para a construção de relacionamentos on-line através do twiter. O microblog vem se firmando como um canal extremamente eficaz para estabelecer novos contatos, amizades e parcerias tendo a interação como principal ferramenta para estas ações. No entanto, existem outras formas de promover maior contato e estimular essas relações, conquistando novos seguidores e mantendo bons relacionamentos com os que já te seguem.

Conversar é fundamental: incentivar discussões entre você e seus demais seguidores é a forma mais informal de conhecer melhor as pessoas que você segue. Essas conversas ajudam a quebrar barreiras e aproximar as pessoas.

Levar o relacionamento para o off-line: Promover encontros entre sua rede de contatos é uma forma divertida de fortalecer os relacionamentos on-line. No caso de desconhecidos, é claro que planejar da melhor forma possível para garantir a segurança da reunião é essencial. Feito isso, aproveite a oportunidade para aprofundar os conhecimentos que você tem sobre seus seguidores e demais contatos.

Evite dramas: temos apenas 140 caracteres no twitter. É claro que devemos manter a identidade pessoal na hora de publicar nosso conteúdo. No entanto, saiba filtrar o que vale a pena ser compartilhado. Evite informações exageradas ou dramas fora do contexto, para não ser mal compreendido.

pessoas conectadas pela internet

Não imponha suas opiniões: assim como na vida real, no twitter cada pessoa tem seu estilo de se comunicar, suas preferências de conteúdo. Portanto, evite repreender o conteúdo publicado pelos usuários da sua rede de contatos. Se algo te desagrada, simplesmente deixe de seguir o perfil. Não julgue a forma com que os outros escrevem ou divulgam o que pensam.

Seja positivo: boas inspirações são sempre motivos para ganhar seguidores e admiração dos mesmos.  Procure transmitir coisas boas, boas energias, além de postar conteúdo relevante.

Recomendar faz bem: a melhor forma de interligar a sua rede de contatos é indicando pessoas que você segue umas para as outras. Assim, você possibilita maior interação entre eles e o estabelecimento de novos relacionamentos.

Seja você mesmo: acima de qualquer coisa, as pessoas admiram a autenticidade. Não crie uma forma de agir diferente da usual, mas sim demonstre sua personalidade através do que você pensa e publica. Isso estimula outros usuários a sentirem vontade de te conhecer melhor e estreitar laços, abrindo a possibilidade de novas amizades no seu caminho.