Como empresas que trabalham com serviços online fazem dinheiro?

Muitas empresas utilizam a Internet como forma de negócios, mas a maioria das pessoas não entende muito bem como se dá o retorno financeiro na web. Exatamente para explicar como os serviços online se tornaram rentáveis, o site “How do they make money?” (Como eles fazem dinheiro?) organizou cerca de 50 companhias da Internet e explicou de onde vêm suas receitas. 

O tipo de lucratividade de empresas como Google, Apple, o Instagram, Dropbox, Twitter e até o Farmville estão disponíveis no portal. No aplicativo, as companhias podem ser divididas pelo forma de renda que possuem ou de serviço que prestam (redes sociais, e-commerce, hardware etc).

Fatores como o número de assinantes, publicidade, freemium, royalities e venda de informações são algumas das formas de se fazer dinheiro na web. O Gmail, por exemplo, tem a maior parte de sua renda vinda de publicidade, o Dropbox através de assinantes, e serviços como o Skype e o LinkedIn, além de lucrarem com publicidade e assinantes, também encontram rendimentos ao vender o acesso a dados de determinados usuários.

Mas, mesmo com todas estas opções, alguns dos serviços não são rentáveis, como era o caso do Instagram, que só passou a oferecer lucros após ser vendido ao Facebook.

Todos estes dados podem ser vistos no site.