Cartilha dá dicas de segurança para se precaver na internet

Ontem foi o Dia Mundial da Internet Segura e não há melhor forma de comemorar do que saber como se proteger dentro da rede mundial de computadores. Então, a dica para quem não quer cair em golpes na web é dar uma conferida na “Cartilha de Segurança para Internet”, disponibilizada gratuitamente pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na web e fornece uma série de recomendações que visam melhorar a segurança de um computador. Golpes e ataques na internet, spam, códigos maliciosos e segurança em dispositivos móveis são alguns dos temas tratados.

Além da Cartilha, o CERT.br disponibiliza também fascículos especiais sobre Privacidade, Comércio Eletrônico, Senhas e Redes Sociais. O objetivo de todos eles é ajudar os internautas a se precaverem dos turbilhões de golpes existentes na web.

Todo o material (fascículos e cartilha) vem ilustrado e está disponível também em formato PDF. Para facilitar a discussão do assunto, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons, e pode ser utilizado livremente em palestras, treinamentos ou em sala de aula para divulgar as boas práticas e orientar quem tiver interesse.

Para garantir ainda mais a segurança na internet, o Procon-SP também mantém em seu site um “Guia de Comércio Eletrônico”, com dicas e cuidados ao comprar produtos ou contratar serviços pela internet. Também vale a pena conferir.

 Para acessar a “Cartilha de Segurança na Internet”, clique na imagem.