13.05.2011

Branding, pra que te quero?

Publicado por Amanda Dias na categoria Marketing

O que de verdade é Branding? Muito se fala no conceito dessa palavra, citando o posicionamento de imagem como a principal vertente de definição, entretanto, a imagem é apenas um dos componentes em um mercado abrangente e que se envolve em muitas outras questões relacionadas ao posicionamento da marca.

Segundo Marina Willer, Diretora de Criação da Wolff Olins, uma das maiores empresas de branding do mundo, em entrevista para o portal Mundo do Marketing, o branding é um processo holístico que passa por todos os estágios de construção e reestruturação da marca. “O Branding não é só uma questão de imagem, mas de criar uma experiência completa. São os serviços, os produtos, o jeito da equipe de atendimento falar, o design das lojas.”, completa Marina.

As redes sociais estão intrinsecamente relacionadas a essa estrutura de construção de posicionamento. O relacionamento proposto e proporcionado pelo uso dessas ferramentas digitais permitem que a empresa se torne cada vez mais transparente e real, menos cimento e mais pele. Elas permitem um contato direto com o público e com a sociedade em geral, de forma a fortalecer o discurso de forma que ele se torne ação.

No Brasil, entretanto, parece que os empresários ainda não entenderam isso. Muito preocupados com a identidade visual da marca, o posicionamento e a atitude ficam em segundo plano de acordo com as conveniências financeiras. É certo que uma marca deve ser aberta a diversas interpretações e isso não é uma questão de escolha, mas é necessária uma consistência.

Mas não fique triste, ainda segundo Marina Willer, o Brasil está em um processo de evolução nesse quesito e sendo um país  com facilidades para transformação logo então Branding é uma excelente oportunidade de negócios! Então, mãos a obra!

 

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/

Tags: , , , , , , , ,

0 Comente!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>