Blog do Planalto

blog_planalto

Car@s leitor@s,

Bem vind@s ao Blog do Planalto, o novo canal de comunicação do governo com a sociedade!

Esta é a mensagem de boas vindas do mais novo blog da Presidência da República, lançado há poucos dias. Pouco tempo de blog e muitas críticas já estão na rede.

No blog do Tas foi levantado a bola para dois pontos muito importantes, que o blog do Planalto não é blog e muito menos do planalto. Vamos por partes. Está lá, no próprio “Blog”, com todas as letras:

O Blog do Planalto é do Presidente da República?
Não, o Blog do Planalto é um canal de comunicação da Presidência da República com a sociedade.

Até aí tudo bem, não falamos direto com o presidente da república, o que ja era de se esperar, mas… está também, com todas as letras, essa informação:

O Blog do Planalto terá área para comentários?

Não. A princípio, o Blog do Planalto não terá área de comentários. Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade.

“Deduz-se que quem tem a palavra final sobre a comunicação do Presidente não entende de comunicação em rede. Nenhuma novidade nisso. Aliás, os jornais do mundo estão falindo pelo mesmo motivo.”, disse Juliano Spyer em seu blog. Concordo que haverá uma certa dificuldade em moderar os comentários da população, mas se não estamos falando diretamente com o Presidente da República, para que serve a grande equipe responsável pelo blog?

Outro ponto que poderia ser aprimorada é como o blog é escrito. Faltou um pouco de toque pessoal, o que seria resolvido quando o Presidênte da República começar a escrever no blog. Até lá acredito que nada mudará.

Mas, nada tem apenas lados negativos, e nem positivos. A iniciativa da federação brasileira foi um tanto quanto inteligente. Já começamos a trazer para dentro de casa o que ocorre na presidência da república, e isso é extramente importante. Aos poucos o blog vai se aprimorando e nós ficaremos cada dia mais próximos do governo do nosso país.

Forte abraço a todos e até a próxima!