As informações digitais dos veículos de comunicação

Desde a popularização das redes sociais começou uma mudança no que diz respeito ao acesso a informações por parte dos usuários ativos dessas mídias. A velocidade com que elas são divulgadas e espalhadas na Internet é muito alta e isso permite que as pessoas se sintam sempre informadas e possam comentar sobre o assunto em tempo real. Percebendo essa mudança do público, alguns meios de comunicação, hoje sua grande maioria, também criaram seus perfis e transmitem sem muita dificuldade os fatos para os internautas em tempo real e de forma instantanea.

Os usuários geralmente afirmam que se sentem mais informados acompanhando as notícias pelas redes sociais, do que pela televisão, visto que a velecidade dos acontecimentos não esperam o horário nobre para acontecer, e a Internet possibilita esse acompanhamento contínuo.

Outro ponto importante é que a maioria das redações não contam com profissionais exclusivos para atualizar as redes sociais, que acabam sendo “alimentadas” pelos próprios jornalistas que também estão começando a se familiarizar com a nova forma de trabalho. Para sanar esses problemas, muitos profissionais especializados em midias sociais estão se formando e podem desenvolver um melhor trabalho junto com o público por meio desse novo canal de comunicação.

Exemplos de um bom posicionamento são os canais digitais, tanto sites, como as redes sociais, da Revista Época e do Congresso em Foco. O uso de vídeos, a atualização constante e a interação com o público vem chamando a atenção para o posicionamento que um veiculo de comunicação deve ter na Internet. Confira abaixo o vídeo que fala sobre as ações de ambos os canais.