Análise de resultados: etapa fundamental do trabalho nas mídias sociais

O uso do marketing dentro das mídias sociais é cada vez mais necessário e utilizado pelas marcas. Posicionar-se dentro da web e construir a imagem on-line da empresa de forma a se aproximar de seu público é essencial nos dias de hoje. No entanto, além de um bom planejamento e execução, uma ação de sucesso nas mídias sociais deve contar ainda com a análise dos resultados. Mensurar o retorno proporcionado por elas é fundamental para traçar estratégias futuras.

Várias ferramentas possibilitam ao profissional transformar os dados da campanha em números concretos como o Google Analytics, awe.sm e Syomos, entre outras. Mas você sabe em quais aspectos é necessário estar atento em constante acompanhamento para análise?

1- Conversões para venda: observe qualquer atividade nas mídias sociais que seja convertida em lucro. Ferramentas como o awe.sm te ajudam a rastrear este tipo de fluxo. Certifique-se de que está mapeando tudo para observar se surgem padrões de consumo. Itens como registro de novos membros e subscrições de newsletters são atividades que devem ser anotadas!

2- Atividades do blog: fique atento a qualquer atividade do seu blog, como comentários e novos usuários registrados. Para manter um blog de sucesso, é importante estabelecer interação com seus leitores. Alem disso, procure saber se o seu blog anda sendo citado em outros sites e de que forma.

3- Compromissos positivos: fique atento a qualquer manifestação ou interação positiva do público, em qualquer mídia social. Veja como eles mencionam a marca: isto é importante para ter um feedback concreto do trabalho que está sendo feito e compreender como a marca é vista na internet. Não esqueça de checar ainda os comentários negativos, para análise e comparação de resultados.

resultados nas mídias sociais

4- Atenção ao tráfego: Compreenda quem são as pessoas que interagem ou comentam sobre a sua marca. Observe se nomes fortes da mídia social fazem referências a ela. Incentive essas atividades!

5- Perfil da sua rede: quem são seus seguidores, seus fãs, seus contatos? Analise o perfil do público que acompanha a marca, veja quais são suas preferências e que tipo de conteúdo faz com que eles se interessem.

6-Tempo: uma vez que as pessoas acessam sua página, quanto tempo passam nela? A quantidade de tempo que os usuários permanecem no site pode ser mais importante que a quantidade de pessoas que a acessam. Analise quais conteúdos obtém maior taxa de rejeição, descubra as tendências do seu visitante para planejar possíveis ações.

7- Atividade do usuário: preste atenção em quantas pessoas você consegue atingir com os esforços realizados nas mídias sociais. Acompanhe os dados para saber quais ações você pode desenvolver para estimular a interação.

Com variadas ferramentas à disposição, é fundamental optar pelas métricas que você vai utilizar na hora de mensurar e comparar os resultados do seu trabalho nas mídias sociais. Como qualquer outra ação, o importante neste caso é: planejamento, execução e análise de resultados.