A otimização das mídias sociais como fontes de influência

A capacidade das mídias sociais de difundir mensagens e se espalhar por diferentes segmentos e públicos é analisada e discutida diariamente. Especialistas analisam que quando queremos aumentar nosso grau de influência, o resultado é mais rápido e eficaz combinando fontes diversas. Se transferirmos esse conceito para as mídias sociais, entendemos que devemos otimizar o uso que fazemos delas para alcançar nossas metas e obter resultados eficientes, ganhando destaque dentro do nosso círculo de contatos on-line e aumentando nosso poder de influência.

Vamos ver como funciona na prática este paralelo entre seis fontes de influência pessoal e a correspondência que fazemos quando pensamos nos canais oferecidos pelas mídias sociais.

1-      Motivação pessoal – Superar relutância individual e resistência

A mídia social oferece capacitação, através de canais ao mesmo tempo em que oferece retorno, através de ferramentas como os comentários de um blog ou as famosas “curtidas” do facebook, além do claro aumento do número de amigos do perfil.

2-      Habilidade pessoal

Temos a nossa disposição, através das mídias sociais, conteúdo a disposição e ferramentas necessárias para aprender e desenvolver nossas competências. Exemplo disso são os tutoriais disponíveis no youtube, sites indicados por perfis no twitter que contenham conteúdo relevante, etc.

3-      Motivação Social

O poder de interação das mídias sociais permite aos usuários mobilizarem sua rede de contatos. Seja pedindo conselhos ou opiniões no twitter, seja fazendo uma pergunta no Linkedin.

influência

4-      Habilidade Social

As redes sociais on-line funcionam como uma ferramenta de transmissão de ideias e conteúdos. Podemos observar esse potencial de trabalho em equipe quando determinado conteúdo viraliza na web.

5-      Motivações estruturais – recompensas

Quando você inicia um blog e recebe seu primeiro comentário, é uma recompensa imediata ao trabalho. Existem outros exemplos que demonstram isso: quando você segue alguém no twitter e esta pessoa passa a te seguir, é uma recompensa e motivação que ajudam a potencializar o crescimento de sua influência.

6-      Capacidade de criação de um ambiente físico favorável

A internet aproxima as pessoas e facilita a realização de encontros, reuniões, cafés, entre grupos que possuam interesses em comum.

Por todos os fatores que citamos até então, podemos concluir que quando pensamos então em promover um trabalho de destaque, que se torne relevante e influente é interessante multiplicar e potencializar os canais utilizados através das mídias sociais.