A história da internet em um museu virtual

Relativamente nova, a internet já tem muita história pra contar. Mas, se fosse criar um acervo físico de tudo que se passou na rede mundial de computadores, seria preciso um espaço praticamente irreal. Então, nada mais justo que O grande Museu da Internet (The Big Internet Museum) seja online.

A ideia surgiu da parceria entre a agência de publicidade TBWA/Neboko e a empresa de produção digital Mediamonks. O objetivo é reunir os principais e mais inusitados elementos de sucesso na internet para consultas rápidas.

Dividido em diferentes abas (as “wings”), o museu aborda diversos temas, como a origem do @, o nascimento dos diferentes motores de busca, o uso dos emoticons e a Wikipedia. Cada história é contada em uma linha do tempo, com imagem, texto e links. É possível navegar através do museu com a barra cronológica ou selecionando as wings específicas (jogo, audiovisual, social media, tecnologia, memes, história, periféricos e exposição temporária).

Como em qualquer outro museu, curadores organizam as exposições temporárias, que têm como objetivo dar mais visibilidade a um determinado assunto. Quem acessar o site e sentir falta de alguma informação também pode enviar ideias e sugestões.

O acervo virtual está aberto todos os dias, com exceção do carnaval brasileiro, “por motivos óbvios”, diz uma mensagem na página inicial.

Agora só falta criarem uma versão em outras línguas e incluir o português, né? De qualquer forma, já é uma grande ajuda a quem precisa/quer saber mais sobre a história da nossa tão querida internet.